DICAS ÚTEIS NA HORA DE ESCOLHE ENTRE O SEGURO CONVENCIONAL E A PROTEÇÃO VEICULAR

carro-esporte.jpg

Guia para escolher o melhor seguro de carro, conforme seu perfil

Publicado em 11/04/2019 e atualizado em 27/05/2019

Texto original Autor: Jeniffer Elaina 

Alterado:Leandro Soares

 

Escolher as coberturas certas é uma das maneiras de escolher o melhor seguro de carro para seu perfil. Veja outras dicas nesse guia que preparamos para você.

Conseguir escolher o melhor seguro de carro para o seu perfil pode ser uma tarefa difícil. Afinal, são muitas as opções de seguradoras e de coberturas disponíveis no mercado.

Na hora de definir o seguro ideal, o usuário precisa considerar alguns pontos principais.Foi para te ajudar nessa tarefa que criamos este guia prático.

Clique aqui e faça o seu seguro auto em 30 segundos.

A seguir, você poderá acompanhar algumas dicas importantes, sobre como avaliar o seguro e as suas necessidades.

Antes de tudo, porém, é interessante destacar a importância de um seguro auto. É o seguro auto que ressarce o motorista de prejuízos com o auto.

Ele também pode quitar indenização para terceiros envolvidos em problemas com o segurado. Contar com esse tipo de proteção evita grandes despesas e dores de cabeça.

Guia para escolher o melhor seguro de carro, conforme seu perfil

Imagem: Getty

Seguro auto x proteção veicular.

Na hora de cuidar do seu veículo, os consumidores encontram dois tipos de serviço principais.

São eles: o seguro auto e a proteção veicular. Apesar de possuírem nomes semelhantes, as opões pode ser bastante diferentes na hora da proteção do carro.

O que é o seguro auto?

O seguro auto é um produto que oferece coberturas como proteção contra roubo, furto, colisões e muitas outras. E um contrato unilateral entre o segurado e o segurador.

Ele é vendido por seguradoras vinculadas a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Isso significa que a empresa segue algumas regras e possui autorização para a venda do seguro.

 

Em caso de problemas, então, a Susep pode interferir e garantir os direitos do indivíduo, após serem cumpridas todas as normativas de liquidação da seguradora, este processo pode durar anos.

 

Quando o segurado adquire esse tipo de produto, a seguradora assume todos os riscos do veículo.

Ou seja, caso algum sinistro coberto ocorra, a empresa se responsabiliza em assumir todas as despesas, conforme previsto na apólice.

 

As seguradoras fazem a cobertura de danos parciais e danos integrais. Danos integrais ocorrem quando reparo do veículo tem custo maior do que 75% do valor do carro.

A indenização integral também é paga quando o veículo é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia.

O que é A proteção veicular?

Já a proteção veicular é oferecida por cooperativas ou grupos Mútuos (associações) que se unem para oferecer algumas proteções para o veículo. è um contrato plurilateral entre a entidade e os afiliados.

 

Muitas dessas Mútuas possuem alguns benefícios similares aos comercializados pelas seguradoras.

A diferença é que a proteção veicular tem regras próprias através de Estatuto e Regulamentos aprovados em assembléias próprias, sendo assim  não é regulamentada pela Susep, não estando sujeita às suas normas.

 

Além disso, os riscos são divididos entre os cooperados ou associados. Assim, se ocorrer evento com algum dos bens dos indivíduos que faz parte do grupo, o rateio das despesas ou fundo reserva é utilizado para reparar os danos os benefíciario.

 

Caso os recursos sejam insuficientes, o grupo devem arcar com as demais despesas, dividindo-as entre todos os participantes.

Muitas proteções veiculares têm custos mais baixos do que um seguro auto comum por não visarem lucros. No entanto, os cooperados ou associados são os garantidores.

 

Por isso, vale a pena fazer uma  pesquisa antes de tomar a descisão. Procure saber das garantias  das Seguradoras, corretamente fiscalizado pela SUSEP, das Mútuas, corretamente fiscalizado pelos orgãos internos ou ate mesmo por alguma Federação ou Agencia Auto Regulamentadora do Setor,  o serviço garante a proteção do afilido e do veículo cadastrado.

 

A seguir, listamos dicas importantes para que você possa escolher o melhor seguro ou proteção do carro. Na hora de contratá-lo, lembre-se de realizar cotações com diversas empresas.

Isso vai facilita a descoberta de coberturas mais amplas e preços mais baixos.

Compare as seguradoras e as Mútuas.

Muita gente apenas pesquisa sobre os seguros e coberturas disponíveis, esquecendo de analisar a empresa.

É muito importante fazer um levantamento sobre a reputação da seguradora ou da Mútua, Como os segurados ou Afiliados atuais veem a companhia ou a Mútua? Existem muitas reclamações na internet?

 

É importante pesquisar sobre a empresa, avaliar suas redes sociais e menções no site Reclame Aqui.

Também vale a pena verificar a qualidade do atendimento ao usuário. Afinal, você não vai querer ficar na mão quando precisar.

SEGURO:Escolha as coberturas que precisa.

O seguro ideal para o seu perfil é aquele que contempla todas as coberturas que você necessita no cotidiano.

Para defini-las, faça uma análise da sua rotina: como para que você usa o carro? Em quais horários ele é usado? A quais riscos o auto está mais exposto? Quais facilidades são atraentes ao seu perfil?

 

Somente após listar as suas necessidades, o usuário consegue realmente indicar quais coberturas precisa.

Na dúvida, é interessante conversar com um corretor de seguros. Especialista no assunto, o profissional poderá indicar os serviços mais vantajosos.

 

Sempre que possível, ainda vale a pena contratar coberturas “para mais”. Assim, seu carro ficará o mais protegido possível.

Mas atenção: o custo do seguro tem relação direta com o número de coberturas contratadas. Por isso, o exagero na proteção pode tornar o serviço muito mais caro.

 

Em todo o caso, é importante não eliminar coberturas “só para economizar”. Se o seu veículo precisa de uma cobertura, contrate-a!

Do contrário, após um sinistro, você poderá arcar com um alto prejuízo — o que, com a contratação da cobertura, sairia por taxa muito menor.

 

As coberturas disponibilizadas pela maioria das seguradoras são:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Desastres naturais;
  • Assistência 24hrs;
  • Carro Reserva;
  • Danos a terceiros;
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP);
  • Blindagem;
  • Vidros;
  • Kit gás;
  • Carta Verde;
  • Higienização em casos de alagamento, entre outros.

PROTEÇÃO VEICULAR: Escolha os benefícios que precisa.

 

Nesse formato na maioria das vezes não existe perfil do condutor, o veículo e quem determina o valor da mensalidade a ser contribuida pelo filiado. Planos de cotas são usados para diferenciar os filiados, bem como planos de coberturas e benefícios escolhidos, tornando mais simplificado e rápida a contratação.

 

As coberturas disponibilizadas pela maioria das Mútuas através do rateio são:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Desastres naturais;
  • Assistência 24hrs;
  • Carro Reserva;
  • Danos a terceiros;
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP);Vidros;
  • Kit gás;
  • Higienização em casos de alagamento, entre outros.

 

Cuidado com as coberturas e serviços adicionais.

Existem coberturas que podem ser contratadas como adicionais, além das mais básicas.

Aliás, um seguro auto básico geralmente oferece apenas proteção contra furto e roubo, colisão, incêndio e queda de raio. Porém, como já dito, você deve escolher apenas as coberturas de que realmente precisa.

Contrate carro reserva.

Se você precisa do seu carro e não pode ficar sem ele, é bom pensar em ter acesso a um carro reserva.

Muitas seguradoras e mútuas ofertam esse serviço após um sinistro. Enquanto o carro é reparado na oficina, o usuário pode contar com um veículo extra.

Normalmente, esse auto reserva pode ser utilizado por até 7 dias. Se necessário, porém, o segurado ou filiado pode solicitar a extensão desse prazo.

Se você trabalha com o carro ou não tem outro meio de transporte, é melhor optar pelo período máximo disponível.

Guia para escolher o melhor seguro de carro, conforme seu perfil

Escolha a franquia adequada no Seguro.

A franquia do seguro é uma participação que o segurado deve pagar quando sofre um sinistro parcial.

Seus custos podem ser fixos ou percentuais conforme os danos. As regras para a franquia ficam definidas na apólice do seguro.

 

Existem três tipos principais de franquia: a básica, a aumentada e a reduzida.

Isso significa que quem tem um alto risco de sofrer um sinistro pode optar por uma franquia com valor menor, não tendo um grande impacto financeiro caso algo ocorra com o veículo.

 

Já se a pessoa possui um bom histórico ao volante, pode aumentar o valor da franquia, já que a possibilidade dela ser usada é pequena.

Com isso, o valor do prêmio se torna menor. Enquanto isso, a franquia básica define um bom equilíbrio entre o seu custo e o valor do prêmio.

 

Escolha a participação adequada na proteção veicular.

 

Na proteção veicular a  (franquia)  da proteção é uma participação em percentual sobre a tabela FIPE que o filiado deve pagar quando sofre um sinistro parcial.

Seus custos podem ser fixos ou percentuais variados conforme os danos. As regras para a franquia ficam definidas no contrato de filiação.

Compare os valores e escolha o que caiba no seu orçamento

Os custos de um seguro ou proteção veicular também interferem na hora de escolher o melhor seguro de carro. Isso porque, eles precisam caber no seu orçamento.

 

De nada adianta optar por um seguro completo, mas que você não terá condições de pagar. A inadimplência pode levar ao cancelamento da proteção e ao prejuízo com o veículo.

 

Para contratar seu seguro, o ideal é simular cotações em diferentes seguradoras. Utilize como base as coberturas necessárias ao seu veículo, e avalie bem os adicionais propostos pela empresa.

Com diferentes propostas, torna-se mais simples adquirir um seguro com custo menor.

Seja sincero no formulário do Seguro

Na hora de cotar um seguro, o consumidor precisa preencher um formulário de perfil.

É por meio deste formulário que a seguradora avalia os riscos de sinistro do motorista e segurado. Assim, ela pode calcular o valor do seguro.

 

No formulário de perfil, são solicitadas as mais diversas seguradoras. É preciso, por exemplo, indicar o seu tempo com a CNH, histórico de sinistro, região de tráfego e mais.

Quanto mais precisas forem as suas respostas, maior a chance de contratar um seguro ideal para o seu perfil.

 

Alguns dos perfis de segurado pagam menos pelo seguro. É o caso, por exemplo, dos condutores do sexo feminino.

Segundo estatísticas, as mulheres têm menor chance de sofrer sinistro. Com menos chances de sinistro, elas se tornam mais interessantes às seguradoras.

 

Afinal, as chances de que a empresa precise arcar com indenização são menores.

Em todo o caso, não é indicado mentir no seu perfil, acrescentando informações que você sabe serem vantajosas, mas falsas.

 

Após um sinistro, a seguradora compara os dados do formulário com a realidade.

Caso hajam inconsistências, a companhia pode alegar fraude por parte do consumidor, e então se negar a quitar a indenização.

Entenda a área de abrangência seguro

Um grande erro dos consumidores é achar que a seguradora oferece atendimento em todo o País. Dificilmente, porém, a cobertura do seu seguro valerá para o Brasil inteiro.

Se o seu objetivo é viajar, esse aspecto precisa ser indicado à seguradora. Assim, ela poderá ofertar coberturas específicas para esse tipo de uso do auto.

 

O ponto é que, antes de contratar o seguro, você deve verificar qual a cobertura ou alcance da quilometram  oferecida pela empresa de seguro.

Muitas das seguradoras limitam a cobertura do usuário a apenas alguns quilômetros de distância da sua residência.

Analise se terá benefícios e descontos

Os programas de benefícios, que oferecem descontos em parceiros, podem ser de grande ajuda.  Eles podem ajudar a economizar nas tarefas do dia a dia e facilitar a sua rotina

 O parceiro da marca pode, por exemplo, oferecer desconto em estacionamento. Isso vai e evitar que você fique rodando para encontrar uma vaga e que pague valor elevado.

 

Por isso, analise não só a proteção do seguro, mas o que mais a seguradora pode oferecer. Quanto mais benefícios, melhor.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como escolher o melhor seguro de carro. Não se esqueça de realizar cotações com diferentes empresas.

Assim, você poderá encontrar preço mais em conta para a proteção do seu veículo.

 

MANDE SUAS DICAS

Se você tem qualquer sugestão, dúvida ou reclamação, entre em contato conosco. É só preencher os campos ao lado e aguardar nosso contato, que será feito o mais rápido possível. 

Não se preocupe, temos uma equipe qualificada que está disponível para te ajudar de todas as formas!